domingo, 17 de outubro de 2010

Um Vagalume me contou…….


Para quem ainda não conhece, o Vagalume (assim mesmo, sem hífen) é hoje o maior portal de consulta de letras de músicas da internet, com um número surpreendente de visitas: mais de 1 milhão de acessos diários. Responsável pela divulgação de letras mas, principalmente por promover artistas, o site tornou-se também um excelente termômetro para medir o interesse dos internautas em determinada canção.

Entre músicas e artistas mais procurados do portal, tanto nacionais quanto internacionais, os sertanejos tem grande destaque já a algum tempo. Atualmente quem domina a parada é a dupla Jorge e Mateus, mas nem sempre foi assim, até bem pouco tempo atrás o posto pertencia a Luan Santana. Antes dele Victor & Leo, Edson & Hudson e Bruno & Marrone.

Analisando o Vagalume, é possível ver o sucesso de algumas canções. No final de 2009 o hit “Meteoro” de Luan ocupava as primeiras posições, no começo de 2010 o jovem rapaz ampliou sua popularidade, chegando a emplacar cinco canções entre as vinte mais procuradas. Entre 2007 e 2008 Victor & Leo foram senhores absolutos da parada com “Fada”, “Amigo Apaixonado”, “Borboletas” entre outras, dominando os primeiros lugares.

Hoje, com um CD recém lançado, Jorge e Mateus surpreendem e tem as quatorze canções do novo trabalho entre as 100 mais buscadas do site. “Tempo ao Tempo”, “Mil Anos”, “Se eu Chorar” e “Amo Noite e Dia” são algumas das mais procuradas com quase 500 mil visitantes únicos, deixando os goianos á frente do mega-popular grupo de pagode Exaltasamba. Outras gratas aparições são os novatos Gusttavo Lima e Adair Cardoso, que debutam com canções que caíram de vez nas graças do público. Luan Santana, Michel Teló, Fernando & Sorocaba e Guilherme & Santiago são outros que completam o quadro.

O mais interessante do site, é que cada clique de consulta é contabilizado automaticamente, trazendo assim um panorama real do sucesso da canção. O que é diferente das paradas divulgadas pelas rádios, onde quem determina as posições são as pessoas da própria rádio. Essa estatística mais apurada fornecida pelo site de letras tem feito tanto artistas quanto empresários ficarem cada vez mais ligados, podendo assim medir o desempenho de trabalhos lançados. Bom para o artista, que pode acompanhar passo a passo o sucesso de suas canções e bom para quem trabalha com música e pode ver quem são os players desse jogo e de fato, o que está na boca da galera.

Fonte: BLOGNEJO

Nenhum comentário:

Postar um comentário